Neste espaço você terá dicas de como cuidar de suas jóias, tendências, notícias e muito mais.

Ana Paula Jóias Artesanais no Elo 7

sábado, 24 de março de 2012

Por que usar joias?


Quando digo que faço joias, muitas pessoas me olham e dizem "Ah, você faz bijuteria? Minha (cunhada, filha, nora, conhecida, etc.) também faz!". Então repito, não, eu faço joias e não bijuterias. E explico que trabalho com metais preciosos como a prata e o ouro, gemas, pérolas, corais. Que crio minhas peças conforme minha imaginação e com minhas próprias mãos. Após esta pequena explicação, o povo compreende o que realmente faço.
Ocorre que o significativo número destes enganos, levou-me a pensar que a maioria das pessoas só usam bijuterias, e não sabem ao certo o que é joia, e nem por que usá-las.
Nada contra as bijuterias, pelo contrário, minha paixão por jóias derivou do meu amor por elas. Adoro acessórios brilhantes e coloridos!
E aí vem a pergunta, por que usar joias?Por que adquirí-las?
- Elas duram mais. As jóias, ao contrário das bijuterias, tem durabilidade muito maior. Duram décadas, passando de geração para geração;
- Podem ser convertidas em dinheiro. Por serem confeccionadas com materiais preciosos, possuem valor de mercado mesmo após retiradas da joalheria ou atelier de jóias. Assim, a aquisição de uma jóia é um investimento;
- Não causam alergias, tanto a prata como o ouro. Apesar de algumas pessoas mencionarem que são alérgicas a prata, na verdade elas podem ser alérgicas a algum componente da liga de prata. Geralmente as peças que causam alergias são as produzidas em prata ligada a níquel;
- O brilho pode ser reavivado, pois podem ser polidas;
- São mais fáceis de lavar e de manter, pois podem ser molhadas;
- Porque de certa forma contribuem com a natureza, pois podem ser 100% recicladas. Bem como, podem originarem-se da reciclagem de outros materiais como chips de computador (ouro) ou chapas de raio-X (prata).
- E porque são lindas!
Acredito que depois desta exposição de motivos, vocês certamente pensarão duas vezes antes de comprar uma bijuteria...




Nenhum comentário:

Postar um comentário