Atualmente há uma certa polêmica quanto a definição do que é joia e o que não é, mas como meu objetivo é esclarecer e não complicar, apresentarei as diferenças de acordo com o entendimento majoritário.
Bijuterias são adornos geralmente de plástico, acrílico, latão, alpaca, ou outros metais não preciosos. Possuem baixa durabilidade, não mantém e não podem ter restaurado o brilho original da peça com um simples polimento. Podem causar alergias e dependendo da quantidade de níquel podem prejudicar a saúde.
A chamada semi joia é uma bijuteria mais refinada, de melhor qualidade, pois o metal da peça, geralmente latão, recebe folheação ou banhos de metais preciosos. Possuem uma durabilidade um pouco maior que a bijuteria, mas igualmente não pode ser polida. E em razão dos banhos ou folheação com metais preciosos, geralmente não causam alergias.
Já as joias são peças confeccionadas necessariamente com metal precioso, geralmente prata, ouro ou platina. Ocorrendo de perderem o brilho, este pode ser restaurado com um simples polimento. Por serem confeccionadas com metal precioso possuem valor de mercado, mesmo após retirada da joalheria, podem ser convertidas em dinheiro.
Pulseira de pérola cultivadas em água doce e prata 925
Espero que esta explicação tenha acabado com as dúvida sobre as diferenças entre estes três tipos de adornos. E acaso queiram saber um pouco mais sobre joias, vejam o post
Por que usar joias?