Muitas pessoas olham as peças de vidro dicróico e ficam confusas, perguntam se é pérola, opala ou querem o nome da pedra do colar ou brinco. Querem saber como colori e dei tal formato à pérola ou como consegui uma opala tão grande.
Quando explico que é um vidro olham-me com um certa descrença, mas ao completar minha explicação informando que é um vidro dicróico dizem: "Ah! O da lampadinha? Nunca vi desta cor ou neste formato".
Assim, resolvi escrever este post para explicar o que é o vidro dicróico presente em algumas de minhas peças.
O vidro dicróico é um vidro contendo várias micro-camadas de metais ou óxidos que conferem aos vidros dicróicos propriedades ópticas. A principal característica deste vidro é que ele tem uma cor particular transmitida e uma cor completamente diferente refletida, devido a certos comprimentos de onda de luz ou pela passar da luz através ou como são reflectidas. Isto faz com que uma matriz de cor seja exibida. O deslocar das cores dependendo do ângulo de visão.
Este vidro foi criado inicialmente como filtro óptico, mas a poucos anos foi desenvolvido um certo tipo que pode ser utilizado na joalheria e em obras de arte, conhecido apenas por "dichroic" ou de "dichro".
Infelizmente o Brasil não produz este material, sendo o mesmo importado de países como Estados Unidos e Alemanha.
R$ 68,00